Connect with us

Spotify

Spotify Podcast Academy é criada pela plataforma para acelerar o crescimento da comunidade de podcasts no Brasil

Publicado

on

Desde 2019, quando o Spotify anunciou seus primeiros investimentos no mercado de podcasts, muita coisa mudou. Foram lançados os primeiros podcasts Originais na plataforma, como o Café da Manhã; a plataforma Spotify For Podcasters, que serve como um dashboard de dados e insights para os criadores; além de inúmeros novos recursos e funcionalidades para criadores e ouvintes, como o mais recente Música + Papo .

Com todo esse crescimento da podosfera no Brasil, existem hoje milhares de shows e criadores incríveis apenas esperando uma oportunidade para construir uma audiência e se tornar o próximo grande sucesso. É por isso que o Spotify dá o próximo passo para ajudar esses criadores a crescer mais rápido do que poderiam por conta própria.

É com base nesse cenário, que a plataforma lançou hoje (15) o Spotify Podcast Academy, um programa de aceleração de criadores que já produzem um podcast e querem levá-lo para o próximo nível, construindo um público maior e uma audiência mais engajada, tornando-se mestres em seu ofício e fortalecendo uma comunidade que cresce a cada dia.

Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina e US Latin, afirma: “Estamos orgulhosos em lançar o Spotify Podcast Academy para dar mais apoio à comunidade de podcasters no Brasil. É uma oportunidade única para os criadores que não possuem ferramentas para implementar estratégias claras de desenvolvimento de programas e públicos possam ter acesso aos recursos de produção de alta qualidade do Spotify”.

Os criadores serão convidados pela plataforma a participar do Spotify Podcast Academy, com base em dados de audiência e performance de seus podcasts, especialmente se já utilizarem a Anchor, a plataforma do Spotify que torna fácil e divertida a criação e produção de podcasts em todo o mundo.

“Se não fosse pelo Spotify Podcast Academy, a gente demoraria muito tempo pra chegar aonde está hoje, com a nossa base de fãs. No momento em que fazemos parte dessa comunidade do Spotify, a gente cria um lastro. Nós ganhamos mais reputação e autoridade desde que entramos no programa”, afirma Gui Neves, apresentador do podcast Biscoito .

O Spotify Podcast Academy visa estimular a comunidade de criadores e promover a aprendizagem coletiva. Todos os programas do Spotify Podcast Academy tornam-se exclusivos do Spotify e os criadores passam a fazer parte da comunidade de podcast mais vibrante da indústria, podendo trocar experiências e lições aprendidas ao longo das suas jornadas. O objetivo é que a plataforma possa compartilhar o conhecimento da indústria de podcast com os criadores, por meio de aulas e workshops, suporte de comunicação, além de acesso ao ecossistema de ferramentas e plataformas do Spotify.

Hoje, no lançamento do programa, também foram revelados os podcasts que atualmente participam do Spotify Podcast Academy. São eles: BiscoitoDiário de um Jovem ModernoEstamos Bem?Indo e VoltandoMundo Freak ConfidencialPara dar nome às coisasPeeWeeCastPodcatRespondendo em Voz Alta Santíssima Trindade das Perucas .

“Muitos ouvintes nos dizem que o ‘Para Dar Nome às Coisas’ transforma vidas. Pensando nesse impacto positivo, o nosso sonho sempre foi levar o nosso podcast para o maior número de ouvintes. Com a visão, o conhecimento e a estrutura do Spotify Podcast Academy a gente acredita que pode alcançar esse objetivo. Enxergo o Spotify Podcast Academy como uma universidade de podcasts, onde aprendemos a potencializar o que temos e fazemos de melhor”, afirma Natália Sousa, criadora do podcast Para dar nome às coisas .

“É motivo de orgulho ser selecionado entre tantos outros shows disponíveis no Spotify e sabemos que, se isso aconteceu, é porque existe potencial no nosso negócio. Isso nos deixa extremamente animados. E é justamente por isso que o Spotify Podcast Academy nos interessa, já que é uma fonte de informação confiável que certamente irá nos livrar de muitos erros e, de quebra, ainda potencializar nossa chance de acertos”, declara Léo Pereira, criador do PeeWeeCast.

Os podcasts poderão fazer parte do programa por um ou até no máximo dois anos. Esse período é fundamental para que o Spotify possa oferecer suporte para o crescimento do podcast.

Para saber mais sobre os próximos podcasts e shows que farão parte do Spotify Podcast Academy é só acessar AQUI a nova playlist no seu aplicativo do Spotify.

Se Liga!  Ainda não nos segue no Instagram? Corre lá, nosso @ é @breaktudosite, voce pode nos seguir também no Twitter @breaktudo e no Facebook BreakTudo, aguardamos você lá.