Connect with us

Gerais

Prazo final para tirar título de eleitor está chegando, saiba como fazer o seu

Publicado

on

Imagem: Justiça Eleitoral

2022 já está entre nós a alguns dias, e com ele vem aí uma decisão importante: quais representantes iremos escolher nas eleições gerais que acontecerão em outubro?

Essa matéria não tem intuito de campanha, mas sim de conscientizar e ajudar vocês com o que está por vir nos próximos meses. Eu sei que muitos acham que falar sobre política é uma chatice ou usam
aquele velho ditado de que “política não se discute”, talvez até seja um pouco chato, mas é essencial termos discussões e debates sobre, até porque é um dever importantíssimo escolher quem serão os seus
representantes nos próximos 4 anos, e pra ter consciência e escolher um candidato alinhado com o que você acredita, é preciso ambos.

Pesquise sobre as propostas dos seus candidatos, sobre seu histórico político, se possível questione sobre o que está sendo proposto e sobre como ele pretende botar suas promessas em ação, leia
cartilhas, assista debates, esteja ciente sobre essas coisas na hora de ir até as urnas.

Imagem: Justiça Eleitoral

Mas, para ir até as urnas é necessário ter seu Título de Eleitor e estar ok com a Justiça Eleitoral, já verificou como está seu status em relação a isso? Lembrando que o voto é facultativo para jovens de 16 a 17 anos e obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos. E que o prazo para tirar, transferir ou regularizar seu título de eleitor é até 4 de Maio.

Imagem: Justiça Eleitoral

Para quem ainda não possui o título, você pode estar fazendo a solicitação de forma online no Sistema TituloNet, você vai precisar das seguintes coisas:

• Documento oficial brasileiro (RG, Carteira Profissional ou
Passaporte);
• Comprovante de residência atualizado;
• Selfie segurando seu RG ao lado do seu rosto (sem adereços como
boné, touca, óculos, etc);
• Para homens entre 18 e 45 anos, é necessário o certificado de
quitação militar;

Após separar esses documentos é só entrar no portal TituloNet , preencher os campos com os dados, anexar os documentos e confirmar, depois é só aguardar a confirmação. Você pode acompanhar a solicitação na guia Acompanhar Requerimento no site e colocar o número no protocolo gerado após a solicitação.

Saiba como fazer o primeiro título de eleitor pela internet

Para quem tem ou quer verificar possível pendencia com a Justiça Eleitoral, é só entrar no site do TSE, e fazer a verificação de forma online, é só preencher seus dados e caso tenha algum débito, gerar
a Guia de Recolhimento da União e pagar o boleto no Banco do Brasil, direto na agência ou através do aplicativo.

Confira as dicas para ficar em dia com a Justiça Eleitoral

E para finalizar é bom lembrar que mais que uma obrigação, voto é um direito! Não deixe de mostrar nas urnas aquilo em que você acredita.

Se Liga!  Ainda não nos segue no Instagram? Corre lá, nosso @ é @breaktudosite, voce pode nos seguir também no Twitter @breaktudo e no Facebook BreakTudo, aguardamos você lá.

Advertisement
Clique para comentar