HomeMúsicaBTS: A importância de um grupo sul-coreano se apresentando no GRAMMYs

BTS: A importância de um grupo sul-coreano se apresentando no GRAMMYs

BTS e Lil Nas X no Grammy 2020 (Reprodução/YouTube)

O GRAMMYs Awards é uma premiação da indústria musical que teve sua primeira edição no ano de 1959 e desde então, é considerado um dos maiores eventos da indústria.

Os votos da premiação não são populares, ou seja, apenas membros da Academia de Música podem determinar quem serão os vencedores de cada categoria, de acordo com os formulários preenchidos nos quais eles recebem anualmente.

Além do Grammy ser reconhecido como uma das maiores premiações do mundo por 63 anos, existe o lado obscuro disso: racismo, misoginia, xenofobia, etc.

Não é a primeira vez que ouvimos falar sobre isso, afinal, os próprios artistas que concorrem ao prêmio ou o telespectadores comentam anualmente sobre esse assunto.

Um exemplo disso são categorias cheias de indicações apenas masculinas, latinos ou asiáticos sofrendo “boicote”, como foi o caso da cantora e compositora Ariana Grande, Normani, BLACKPINK e The Weeknd, recentemente.

Apesar de terem tido um avanço recentemente com a cantora cubana Camila Cabello abrindo a premiação e mandando uma mensagem política na abertura do Grammy, ainda não foi o suficiente para que erros assim ainda sejam cometidos pela academia.

Nessa edição de 2021, o BTS foi o primeiro grupo sul-coreano indicado e o engajamento nas redes sociais comprovam que sim, eles são os artistas mais esperados e comentados da premiação.

Formado em 2013, o grupo é considerado um dos maiores da história e o maior da Coreia do Sul. Além de quebrarem recordes dentro do próprio país, eles pavimentaram o caminho para muitos outros sem seguida, quebrando recordes no YouTube e até na Billboard.

O grupo também não teve impacto somente nos números dos charts. Eles também já promoveram discurso na ONU, movimentaram a economia do país e foram o primeiro grupo a transmitir uma turnê nas telinhas do cinema.

Mesmo sabendo disso, a academia do Grammy não irá exibir a categoria em que o grupo concorre (uma das mais importantes) na cerimônia principal, o que gerou mais discussões sobre a xenofóbia em que a premiação é acusada.

Os indicados a categoriaBest Pop Duo/Group Performance são:

  • Dynamite – BTS
  • Intentions – Justin Bieber feat Quavo
  • Un Dia – J. Balvin, Dua Lipa, Bad Bunny, Tainy
  • Exile – Taylor Swift feat Bon Iver
  • Rain On Me – Lady Gaga feat Ariana Grande

O grupo também fará uma apresentação de 5 minutos na premiação e telespectadores especulam que o grupo será o último a se apresentar, para “segurar” a audiência.

Independente do resultado final, é de extrema importância um grupo sul-coreano quebrar padrões e se apresentarem sozinhos pela primeira vez mundialmente no GRAMMYs.

Além de levarem a cultura, mensagem e idioma para fora do continente, eles também abrirão portas para os grupos seguintes que também sonham em estar na cerimônia.

Em um ano no qual a discriminação e violência contra pessoas do leste asiático/descendentes teve uma proporção muito grande devido a ignorância, o grupo poderá de alguma maneira mudar esses pensamentos intolerantes.

Os membros já falaram diversas vezes que tinham o sonho de estarem presentes no Grammy e concorrendo a uma categoria, pois sabem a importância e influência que isso tem para os artistas.

 

HORÁRIOS:

•16H – Pré-Cerimônia: Lista dos vencedores da categoria de ‘Best Pop Duo/Group Performance’

•19H -Live Pré-Show e Red Carpet: 19h30

•21H – Início 63º edição do Grammy Awards (no Brasil, passará no canal TNT)

LINKS PARA ACOMPANHAR:

Grammy Oficial: https://twitter.com/recordingacad?s=21

TNT Brasil: https://twitter.com/tntbr?s=21

Cobertura Ao Vivo: https://twitter.com/breaktudo?s=21

Emanuela Nogueira
Emanuela Nogueirahttps://lnk.bio/tyUv
Por aqui, eu falo de música! Sou fã da Marvel e do GOT7 nas minhas horas vagas. Contato: [email protected]
Artigos relacionados

RECENTES