Internet Notícias

Naming – Saiba o que é e sua importância para os negócios

Quando alguém vai montar uma banda, ou escrever uma história ou criar uma empresa, é importante estabelecer um elo entre o projeto e o público. O nome, nesse caso, é um dos primeiros elementos de identificação.

Esse elemento é tão importante para um negócio que é impossível imaginarmos uma marca que não tenha um nome, ou que seja apenas um símbolo.

Na internet, uma loja virtual também terá muito mais engajamento com o seu público-alvo ao ter um bom nome. É aí que percebemos o quanto um registro de domínio é importante.

O domínio, além de ser o nome, é o endereço do site na internet, é o caminho que as pessoas irão digitar para acessar o seu negócio na web

Diante de tanta relevância que o nome tem para a criação de uma marca ou de qualquer tipo de negócio, não é por acaso que o Naming se torna cada vez mais importante.

Mas o que é Naming?

De maneira bem sucinta, é possível afirmar que Naming é o processo de escolha do nome de uma marca, empresa, produto ou serviço. Todo esse processo tem relação direta com os propósitos, missão, visão e posicionamentos da empresa. 

O Naming está atrelado ao Branding e é o contato inicial que uma marca usa para a construção de um relacionamento com o seu público-alvo. Por isso, muitas vezes é por causa do nome que cliente se identifica, ou não, com um determinado produto ou empresa.

Olhe ao seu redor e veja as marcas que estão à sua volta. Saiba que os nomes delas podem ser divididos em categorias, como nos exemplos que veremos a seguir.  

Descritivos

Nesse caso, há exemplos de nomes bem conhecidos, como a Oi, Ford, Telefônica e a Volkswagen. 

Síntese

Em tais situações, o nome escolhido tem o objetivo de resumir em uma palavra (pode ser um trocadilho ou neologismo) alguma característica ou o serviço da empresa. 

A vantagem disso é obter nomes originais e memoráveis por meio do emprego de palavras curtas. Alguns exemplos são BomBril, Minalba, Petrobras e Kibom. 

Invenções

Quando o empreendedor quer que a sua marca seja um destaque entre tantas outras, a alternativa pode ser inventar uma palavra nova. Exemplos disso são marcas como a Xerox, Exxon e Colgate. 

Arbitrários

Esses nomes podem ter sidos escolhidos de forma aleatória, quando a primeira a equipe optou pela primeira ideia que viu no Brainstorm, ou possuem, quem sabe, algum significado especial. 

Não importa nesse caso. O que importa é que os nomes para uma marca podem ser arbitrários. Exemplos disso são Sonho de Valsa, Brahma, Apple e Rainha. 

Sigla

Mais uma alternativa é apelar para as siglas. Há exemplos disso que são bem famosos, afinal, quem nunca ouviu falar de marcas como a FIAT, a IBOPE, a BMW e a TDM?

A importância do Naming para o seu negócio

Muito se fala sobre a presença online no Marketing Digital. No Neuromarketing é bastante comentada a capacidade de entender o comportamento do consumidor.

Para obter tudo isso, (e obter com sucesso) o Naming se apresenta como um procedimento muito importante, pois se o intuito é se estabelecer, um nome memorizável é fundamental.

Sendo assim, para se ter uma ideia da importância do Naming, basta saber que graças a ele um determinado empreendimento consegue obter diversos diferenciais em longo prazo. 

Maior destaque no mercado

Os negócios que adotam boas práticas de Naming contam com chances bem maiores de se tornarem destaques no nicho em que atuam. Isso ocorre porque os clientes passam a ter uma maior afinidade e facilidade de identificação por causa do nome.

Melhor posicionamento

O conceito e a importância do Naming facilitam também para que a marca tenha melhor posicionamento. Isso permite com que ela se torne mais bem vista por um grande número de pessoas e em variados locais do país e do mundo.

A partir do momento em que uma marca se torna universal, é um indício de que ela se consolidou na mente dos clientes.

Mais aceitação por parte dos clientes

O Naming permite escolher o nome adequado para a marca. Quando o nome se torna cada vez mais conhecido, ele passa a ter mais aceitação por parte dos consumidores da empresa. 

Diante de uma melhor aceitação, as estratégias de marketing se tornam mais fáceis de serem aplicadas, assim como bem mais aceitas pelos consumidores. 

Gera mais valor para a sua marca

O Naming confere mais valor para a marca de um negócio. Essa característica é muito importante para que a empresa adquira bons resultados financeiros e conte com uma presença mais forte no mercado.

Conclusão

O Naming é importante não apenas para a consolidação da marca de um negócio, mas também para outros tipos de projetos que envolvem branding e posicionamento de marca. 

Um blog sem um bom nome não tem um apelo atrativo para angariar visitantes. O mesmo vale para um canal no Youtube, um Podcast ou qualquer outro tipo de projeto em que o apelo comercial é essencial para o sucesso. 

Por essa razão, trabalhar bem o Naming para a escolha de um bom nome é uma das etapas mais importantes para a realização de qualquer projeto ou negócio. 

(Por Alan Medeiros )

Alan Medeiros é escritor na prable.org e apaixonado por tecnologia. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e viagens.
Se Liga!  Ainda não nos segue no Instagram? Corre lá, nosso @ é @breaktudoreal , voce pode nos seguir também no Twitter @breaktudo e no Facebook BreakTudo, aguardamos você lá.

About the author

Redação

Siga o site nas redes sociais, Instagram @breaktureal Twitter /Facebook @breaktudo








Siga no Twitter