Luca Moreira

Luca Moreira entrevista Matheus Jucinsky, do Projeto Corneta no YouTube

Atualmente o YouTube é um dos sites que mais geram conteúdo no mundo, com mais de 200 milhões de canais, separados nos mais diversos gêneros e temas. O de “cultura pop” tem sido muito popularizado no Brasil.

Com diversos nomes conhecidos como “Imaginago”, “Pipocando” e “Operação Cinema”, Matheus Jucinsky se destaca entre muitos desses no comando do “Projeto Corneta”, que produz ao lado de sua namora Andressa Marques,  lançado em julho de 2012 com o vídeo “O Banana Assassino“.

O ambiente no estúdio é de organização profissional, com a divisão de tarefas sendo distribuída entre o casal, com etapas como roteiros, captação de áudio, pós-edição, enquadramento, iluminação, edição, e até mesmo maquiagem.

Na entrevista, Jucinsky dá enfase  à crítica do público em relação à produção do conteúdo online, principalmente em relação aos serviços de streaming, como o Netflix, que já provou desde sua criação em 1997, quando a plataforma chegava aos Estados Unidos, que isto é possível.

Como foi o início de sua vida como youtuber?

Como dizem, o início é sempre o mais difícil. Isso acontece em qualquer projeto que você comece do zero, porém na internet a desvalorização é muito maior, pois as pessoas não levam a sério o seu esforço, já que nosso trabalho é exclusivamente feito para a internet. Ainda mais quando você diz que é para o Youtube! Só que grande parte das pessoas esquecem que hoje em dia a maior parte da comunicação e grande parte dos produtos como filmes e séries, são exibidos em plataformas de streaming (como Netflix). Ou seja, já é tudo online e as pessoas por trás dessas plataformas estão lá trabalhando para entregarem esse material pra você, no conforto da sua casa. Enfim, nosso primeiro vídeo foi postado em 2012, porém foi feito apenas por diversão.

Além de toda a rejeição do pessoal que não entendeu o que era “aquilo”, ainda não sabíamos o que era o Youtube e todas as oportunidades que ele ofereceria. Foi no final de 2015 que o canal tomou forma, após várias rejeições de emprego, enxergamos uma oportunidade muito grande para expor nosso trabalho e conhecimento na web, pois antigamente, para você ter uma oportunidade de conversar com um grande público, você precisaria morar ou no RJ, ou em SP e ainda conseguir ser um destaque na televisão. Hoje em dia, mostrando o seu talento e o seu esforço, produzindo um conteúdo de boa qualidade e levando realmente como um trabalho, você, além de ter visibilidade, poderá ter um retorno financeiro que talvez você não tivesse na mídia tradicional.

Até 2015 nosso canal era focado em esquetes, só que levou muito tempo para que percebêssemos que a plataforma não estava interessada nesse tipo de conteúdo. Por causa disso, testamos muitos quadros diferentes no canal, um deles se chamava “CineCorneta”, que era um espaço onde falávamos sobre cinema e séries (os primeiros 4 vídeos postados não deram em nada, foram tão ruins em questão de retorno, que o abandonamos)! Um tempo depois, tivemos a ideia de trazer um conteúdo que ainda não havia sido explorado no Youtube da forma que queríamos apostar, esse assunto era: Dublagem. Esse vídeo foi o ponto inicial para uma leve alavancada no Projeto Corneta (o grande estouro mesmo foi quando “The Walking Dead” retornou na sua sétima temporada e decidimos apostar em um vídeo sobre. Foi aí que o canal, do dia para a noite, cresceu 10, 20, 30 mil inscritos e assim por diante).

Desde então, o ”CineCorneta” deixou de ser um quadro para ser o conteúdo principal do Projeto Corneta!

Hoje em dia, sabemos que opções é o que não falta no YouTube. O que o fez optar pelo segmento de desenhos e cultura pop?

O Youtube é uma plataforma que não deixa você descansar, ela quer ser alimentada todos os dias. Com as esquetes que fazíamos antigamente, sem um estrutura e uma equipe muito grande por trás, ficava impossível para nós termos uma ideia legal em um curto espaço de tempo, as vezes reunir um elenco e ainda ter frequência. Falar sobre cinema e séries foi uma coisa que sempre gostei, e sempre havia um assunto que ainda não tinha sido abordado na plataforma… Percebemos que o tempo que levávamos gravando uma esquete, conseguiríamos gravar 2, ou até mesmo 3 vídeos sobre cinema! Além de atrair anunciantes, o público se interessou muito mais. Por causa disso decidimos apostar em um conteúdo focado na cultura pop, já que na época esse tipo de assunto era pouco abordado. Para você ter uma ideia, canais como Pipocando e Operação Cinema estavam apenas começando.

De onde veio o nome “Projeto Corneta”?

Segredo Hehehe! Essa na verdade é uma pergunta que guardamos para o especial de 1 milhão de inscritos e também para o livro que pretendemos lançar! Mas acredite, a história é mais boba do que você imagina hehehe.

 

Como funciona o processo de produção e a pesquisa de novos conteúdos para o canal?

Nós dividimos os trabalhos em etapas para que ninguém fique saturado. Eu faço os roteiros, apresentação, captação de áudio, capa dos vídeos e pós-edição. Já minha namorada, que trabalha junto comigo, é responsável pelo enquadramento, gravações, iluminação, maquiagem, edição e pós-edição. Assim conseguimos ter uma frequência boa e manter a qualidade!

Sobre os temas, geralmente os assuntos que estão mais em alta tendem a ser a pauta do canal. Porém não é toda semana que temos uma super estreia como “Guerra Inifinita”, “Os Incríveis 2″… Então vamos mais a fundo e tentamos encontrar um conteúdo que ainda não foi abordado (ou se já foi, produzir de uma maneira diferente), para que haja um interesse da espectador em assistir o nosso vídeo. Afinal, o que é mais legal do que conhecer coisas que você nem imaginava sobre seus filmes e suas séries favoritas?

No seu canal, você costuma fazer vídeos com algumas participações ilustres, como os dubladores Robson Kynide, Charles Emmanuel, André Marcondes e Alexandre Moreno. Como é gravar com esses nomes tão conhecidos?

É uma sensação de reconhecimento. Acredito que, por toparem participar do nosso canal, é porque também gostam do nosso conteúdo! E eu fico feliz em ser reconhecido pelos grandes nomes da dublagem… Eu sou simplesmente encantado por esse universo, inclusive existem filmes que é impossível assistir legendado, pois há toda a magia da dublagem por trás. E para trazer essa magia para o Youtube também, sempre convido alguns dubladores para participarem das nossas Animações, assim eu tenho a oportunidade de “dublar” ao lado deles. Além de que, as pessoas agora podem sentir essa magia no Youtube também!

Qual foi o vídeo que mais te deu trabalho de preparar?

De cara o vídeo sobre a “História da Disney” e a “História da Pixar”. São os vídeos que tem o maior tempo de duração lá no canal, cada um tem aproximadamente 40 minutos. Então se produzir um vídeo de 10 minutos já da trabalho, imagine um de 40 minutos com 1 semana de pesquisa, 3 horas de gravação e 2 semanas de edição para um ÚNICO vídeo? Se você somar tudo, levamos quase 1 mês para produzir esse tipo de vídeo! Para a nossa felicidade, esses vídeos estão crescendo em visualizações e sendo destaque lá no canal, porém para a nossa infelicidade, a plataforma gosta mais de frequência do que seu esforço por trás… Por isso é mais vantajoso produzir 5 vídeos de 10 minutos do que 1 de 40 minutos.

Como é trabalhar com a sua namorada Andressa Marques no canal? É legal esse conjunto?

Nós moramos praticamente juntos, o que nos da uma facilidade muito grande na hora de produzir os vídeos. Uma outra vantagem, é que como nossa intimidade é muito grande, podemos falar sobre os erros e falhas que o outro está cometendo no trabalho… Apesar de gerar algumas brigas, isso de certa forma nos ajuda a evoluir. Também conseguimos fazer nossos próprios horários para podermos descansar em outros. Não existe coisa melhor do que fazer o que ama com quem a gente ama!

Quais são suas inspirações na rede?

Um grande exemplo e uma grande inspiração para a gente, é o canal Nostalgia, que possui um conteúdo muito rico de informações e uma qualidade que nem mesmo alguns canais de TV possuem. Não apenas ele, mas também outros canais totalmente voltados a cultura pop nos inspiram pelo formato e carisma dos apresentadores, como é o caso do Pipocando, Super 8, Operação Cinema, Imaginago, Você Não Sabia, NerdLand, Meus 2 Centavos… São MUITOS, acredite!

Deixe uma mensagem.

“Os que são loucos o suficiente para pensarem que podem mudar o mundo, são aqueles que realmente mudam.” Essa frase do Steve Jobs é uma das frases que mais gosto dele! Mesmo que você não possa mudar o mundo inteiro, você pode mudar o seu se acreditar em você. As vezes as pessoas simplesmente aceitam o mundo no qual elas vivem, por acharem que nada dará certo se elas arriscarem e irem além da zona de conforto! Existe sim o medo e a insegurança de tudo dar errado, mas quem conseguiu um dia, é por que errou um monte no anterior.

Curta nossa página e siga-nos no Instagram @breaktudoreal e no Twitter @breaktudo