Internet Notícias

Junho é o mês do Orgulho LGBT: Entenda o motivo da comemoração e reflexão e o que deu origem ela

Katy Perry e a bandeira LGBT (Reprodução/Internet)

Neste momento a hashtag #PrideMonth está nos Trending Topics do Twitter, basicamente a tag quer dizer “Mês do Orgulho”, isso porque o mês de junho é chamado o mês do orgulho gay ou mês do orgulho LGBT. Apesar de ser um mês comemorativo pela conquista de alguns direitos para os LGBTs, é um mês também para se lembrar que o preconceito e homofobia que mata milhares de pessoas todos os anos ainda existe e precisa sim ser combatido.

Por que orgulho LGBT? 

Quando se fala em orgulho gay (LGBT), não quer dizer que a pessoa tenha orgulho de ser homossexual, pois ninguém escolhe sua própria sexualidade, quer dizer que a pessoa tem orgulho de ser um LGBT, que carrega uma luta, uma bandeira, uma história. Os LGBTs por muito tempo foram marginalizados, motivos de chacota, (não. isso ainda não acabou, nas escolas, muitos adolescentes ainda sofrem bullying e agressões de colegas por conta de sua orientação sexual e até pessoas adultas ainda sofrem com isso nas suas próprias casas, trabalho, etc)

Existe o Dia da Consciência Negra, para lembrar das conquistas e também do sofrimento que os negros já passaram e continuam passando. Como sabemos, os negros em um passado não muito distante foram escravizados e não tinham os mesmos direitos que os brancos, para conseguir muitos direitos eles lutaram e lutam até hoje.

Por que o mês do orgulho é comemorado em junho?

Porque foi no dia 28 de junho de 1969, que aconteceu em um bar chamado Stonewall em Nova York, nos Estados Unidos, uma rebelião dos LGBTs contra uma ação violenta da polícia para tentar tirar o paz dos LGBTs que frequentavam o lugar.

Em 1969, o bar Stonewall era o local de encontro de pessoas que eram marginalizadas pela sociedade, como gays, travestis, bissexuais, transsexuais e lésbicas. Detalhe, até o ano de 1962 as relações entre pessoas do mesmo sexo eram consideradas crime em todos os Estados americanos, mas naquele ano Estado, o de Illinois, alterou seu Código Penal e a homossexualidade deixou de ser crime.

Por conta da revolução no Stonewall, o dia 28 de junho passou a ser considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Confira alguns tweets da tag Pride Month:

Se Liga!  Ainda não nos segue no Instagram? Corre lá, nosso @ é @breaktudoreal , voce pode nos seguir também no Twitter @breaktudo e no Facebook BreakTudo, aguardamos você lá.

Notícias sobre:

Sobre o autor

Redação

Siga o site nas redes sociais, Instagram @breaktureal Twitter /Facebook @breaktudo

Comente

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








Siga no Twitter