Connect with us

UpdateChart

Espécie rara de perereca que estava sob suspeita de extinção é encontrada 50 anos depois de ser vista pela última vez

Publicado

on

Imagem Reprodução: Ana Claudia Rocha Braga/Arquivo pessoal

Vindas de uma linhagem rara, as pererecas da espécie Phrynomedusa appendiculata estavam sendo consideradas praticamente extintas, tendo sido vistas pela última há mais de 50 anos. No entanto, uma equipe de cientistas da USP fez essa perspectiva mudar com uma descoberta incrível.

Foram encontrados exemplares da espécie no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (Penap), na cidade de Capão Bonito, no estado de São Paulo. “Ficamos surpresos e muito empolgados ao notarmos que estávamos diante da espécie Phrynomedusa appendiculata, considerada até mesmo possivelmente extinta”, diz Leandro Moraes, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Os pesquisadores que participaram da descoberta afirmaram que o encontro da espécie simboliza a esperança na busca por animais considerados extintos, e serve como alerta para a preservação dos biomas brasileiros e a importância das pesquisas em campo.

A Phrynomedusa appendiculata vive em locais mais elevados das matas, como copas de árvores e arbutos, e escondida nestes. Mas em determinados períodos, essas pererecas precisam descer em busca de possas para se reproduzirem, e foi justamente esse fator que facilitou a descoberta do grupo de cientistas.

Foram encontrados aproximadamente 15 exemplares da espécie, o que, segundo os pesquisadores, confirma que esse tipo de perereca na realidade estava somente desaparecida.

Se Liga! Ainda não nos segue no Instagram? Corre lá, nosso @ é @breaktudosite, voce pode nos seguir também no Twitter @breaktudo e no Facebook BreakTudo, aguardamos você lá.

Advertisement
Clique para comentar