Camila Curty coleciona novos trabalhos e projetos ainda em pandemia | BreakTudo
Internet

Camila Curty coleciona novos trabalhos e projetos ainda em pandemia

Camila Curty (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
A pandemia causada pelo covid-19 chegou e com ela veio a necessidade de viver novas mudanças e começar a se adaptar aos ‘novos’ formatos de trabalho. Quem se reinventou nesse momento para continuar em produção foi talentosa atriz Camila Curty, que além de protagonizar webséries, peças e projetos nacionais e internacionais, também passeia pelos bastidores do teatro e audiovisual.
Sets de gravações. Preparações de elenco. Produção. Aulas. Encontros. Ensaios. Sim, todas essas opções sofreram mudanças com a chegada do isolamento social. Antes, trabalhando ‘ao vivo’ nas demais vertentes oferecidas pela arte do teatro, Camila protagoniza hoje, novos trabalhos gravados por ela mesma em quarentena e demais projetos vividos online.
“Eu nunca tive muita dificuldade pra falar com uma câmera ou celular ou estar sozinha em cena, mas a produção independente autoral tem seus prós e contras. O bom de estar sozinha gravando é poder repetir infinitamente até eu me dar por satisfeita. O lado ruim é não ter a troca imediata, não ter um feedback e um olhar de fora”, afirma Camila.
Com uma bagagem de cerca de 10 anos como atriz e a força de vontade de evoluir cada vez mais, vale citar que Camila também carrega alguns cursos de teatro fora do país que integram o seu amplo conhecimento sobre o assunto. E buscando aprofundar e aprimorar cada vez mais o conhecimento da arte, Camila possui, em sociedade com alguns amigos, uma Associação de Atores, intitulada “Studio Casa”, projeto que tem como objetivo desenvolver e estudar técnicas americanas de atuação.

Produções em Quarentena

E não para por aí! Dando continuidade ao estudo da arte, em quarentena Camila fundou, ao lado de seu namorado Pablo Cortez, o Laboratório de Atores, uma escola de pesquisa de atuação, com atores incitantes ou mais experientes. O projeto acontece 100% online e conta com cursos mensais e extensivos. Esse é um dos seus projetos desenvolvidos nesse período de isolamento social.
“No início eu não pensei que a pandemia duraria por tanto tempo. Eu nunca passei por algo desse nível antes. Eu tive trabalhos e projetos interrompidos por conta da quarentena, mas eu sempre soube que eu não aguentaria ficar muito tempo parada. Aproveitei pra ler, estudar, descansar, até que chegou o momento de tocar meus projetos, mesmo que a distância. E no mesmo momento novos trabalhos foram surgindo e eu comecei a namorar a ideia de me auto produzir em casa”, completa Camila.
Completando o time de projetos realizados por Camila em quarentena, “Cartas Para O Fim de Um Mundo” e “La Lllamada” são dois produtos audiovisuais que ela protagoniza.
“Cartas Para O Fim de Um Mundo” é uma websérie exibida no Vimeo, em que Camila, além de interpretar a personagem Ana na trama, é a responsável pela direção, roteiro, produção e fotografia ao lado de Pablo Cortez, namorado da atriz.

O trabalho surgiu em uma das leituras de Lockdown – outro projeto paralelo da atriz que ainda se encontra em pesquisa – quando o Herton Gustavo, que é um dos autores das cartas, dividiu com a atriz e com o Pablo a troca de cartas entre ele e Ligia Prieto (a outra autora). Logo, tiveram a ideia de transformar em um projeto audiovisual. Confira “Cartas Para O Fim de Um Mundo”: https://vimeo.com/cartasparaofimdeummundo

Já “La Llamada” é uma série do diretor mexicano Octavio Maya. Camila foi convidada para participar representando o Brasil na trama que conta a história de personagens ao redor do mundo, diretamente relacionados à pandemia do COVID-19. Todos os episódios foram gravados por chamada de vídeo e tratam de temáticas muito importantes.
As duas produções em quarentena foram desafios para a artista, mas que se encontra feliz com o resultado.
“Barulho de obra, vizinho gritando, cachorro latindo, familiares passando na hora da gravação… Rolou de tudo comigo. Geralmente em uma produção audiovisual, tem uma pessoa pra tentar conter a interferência externa, mas eu gravando em casa sozinha é outro universo. O diálogo sempre foi a melhor solução. Eu compreendia que não podia parar o mundo pra gravar, mas pedia para a galera tentar compreender meu lado. É difícil também para as pessoas em volta, que não são da área, meu pai, por exemplo, acha que ele só faz barulho quando ele fala e não percebe que faz barulho abrindo uma lata por exemplo. É preciso muito jogo de cintura e entender que estamos todos tentando contribuir com alguma coisa apesar das limitações”, conta a atriz.

A arte se reinventando

No contexto atual, as adaptações foram grandes em praticamente todas as áreas profissionais. A arte, o teatro e as produções audiovisuais, que é o sustento de muitas pessoas pelo mundo, foram bastante prejudicados com a pandemia. Com isso, a arte precisou começar a ser “reinventada”. Artistas em todo o mundo buscaram novas formas de continuar trabalhando.
“A classe artística foi uma das mais afetadas com a pandemia e apesar de tudo, acredito que foi a que mais se reinventou. Vi um movimento lindo de vários colegas de profissão dando um jeito de tocarem seus projetos e de levarem arte e entretenimento para a casa das pessoas. Acho que esse período vai ser um grande marco na história do teatro e do cinema. Surgiu uma nova categoria de teatro, o teatro online feito ao vivo através de plataformas. Se potencializou a produção audiovisual via celular e naturalmente aumentou o número de produção independente. Fico muito feliz em ver isso acontecer e em fazer parte desse movimento”, finaliza Camila.

Para acompanhar os mais diferentes e incríveis trabalhos da talentosa Camila Curty, a sita no instagram e fiquem ligados. “Cartas Para O Fim de Um Mundo” está sendo exibida na plataforma do Vimeo, todas as terças-feiras, às 20h. E, em breve vocês vão poder receber mais notícias sobre a série internacional “La Llamada”.

Se Liga!  Ainda não nos segue no Instagram? Corre lá, nosso @ é @breaktudosite, voce pode nos seguir também no Twitter @breaktudo e no Facebook BreakTudo, aguardamos você lá.

Sobre o autor

Igor Cartiê

Comente

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *