Música

Baterista Paal Nilssen-Love cria projeto com músicos noruegueses e brasileiros

Reprodução/Divulgação

Entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, o Centro Cultural Vermelhos em Ilhabela recebeu um talentoso grupo de músicos internacionais para cocriarem em formato de residência artística. Foi uma colaboração transcultural com o Instituto Baía dos Vermelhos, a Agência de Música e Cultural Internacional CONNECTING DOTS, o SESC São Paulo e a Agência Governamental para a Exportação de Música da Noruega. 

No final da residência, dia 3/02, às 21 horas, o sexteto encabeçado por Paal Nilssen-Love fez um ensaio geral aberto ao público no Centro Cultural Baía dos Vermelhos, sediado em Ilhabela. 

No dia 5/02, o grupo se apresentou no prestigiado II Festival de Verão de Campos de Jordão, às 17 horas, no Auditório Claúdio Santoro, palco mais tradicional localizado dentro do belo Museu Felícia Leirner. Todas as performances foram gratuitas, sem a necessidade de retirada prévia de ingressos, limitadas às capacidades do Auditório de 814 lugares. O Governo do Estado de São Paulo, com esta edição de Verão, busca ampliar o já tradicional evento do Festival de Inverno (53ª edição em julho 2023), – no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, e ao seu aspeto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais menos explorados.

E ainda dá tempo de você se programar para curtir ainda mais! No dia 8/02, a apresentação ao vivo do sexteto será gravada pelo SELO SESC no auditório do SESC 24 de Maio, às 20 horas, e no dia 9/02, no mesmo horário, acontecerá a apresentação musical no SESC Jundiaí. 

De 10 a 12/02, o sexteto NOR-BRA LOVE 3:3 segue para o Rio de Janeiro onde em ambiente de Carnaval terão uma recepção no consulado da Noruega e participarão de outros eventos locais. 

Nilssen-Love é um dos bateristas mais inovadores, dinâmicos e versáteis do jazz!” Dan Quelette, Down Beat. Ele é simplesmente um dos melhores novos músicos que ouvi nos últimos anos!” Pat Metheny, Molde International Jazz Festival. Paal afirmou sua posição como um dos bateristas mais conceituados do mundo fazendo inúmeras apresentações em festivais e clubes e tendo participado em inúmeros discos. Ele dirige o seu próprio festival anual – All Ears – para música improvisada em Oslo.

Rolf-Erik Nystrøm é professor da Academia Norueguesa de Música e reconhecido mundialmente em estilos contemporâneos, música tradicional de todo o mundo, improvisação, rock, música clássica e barroca, e música eletrônica para a qual desenvolveu novas formas de usar o saxofone. Bolsista do estado norueguês o multipremiado Nystrøm foi indicado a prêmios em que Jan Garbarek e Bjørk também foram indicados. O seu currículo conta com shows em 50 países, 4 continentes, 120 discos, colaborações com artistas como William Kentridge, J.M. Coetzee e Renzo Piano. Com uma técnica e um talento exclusivo, ele tem uma timbragem ímpar que muita gente nem acredita ser possível extrair de um saxofone. Seu grau de controle faz com que o instrumento fique completamente subordinado a sua própria expressão. Além de solista da Oslo Philharmonic Orchestra e de outras orquestras internacionais, recebe músicas especialmente compostas para ele por compositores internacionais renomados como Christian Wolff e Terry Riley. É líder de grupos musicais de estilo tradicional um pouco por todo o mundo como no Japão, Senegal, África do Sul, Tajiquistão, Egito, Costa do Marfim, China e Sri Lanka. No Brasil colaborou com nomes como São Nelson da Rabeca, Dona Benedita, Wagner Campos, Nelson Faria, Celio de Carvalho, Marvio Ciribelli, Sérgio Chiavazzoli, Dino Rangel, Ricardo Cordeiro (Alcione), Pandeiro Repique duo (Gabriel Policarpo e Bernardo Aguiar), Marcio Faraco, Marcos Lucas.

Kalle é acordeonista e ex-cantor do Palácio Real Norueguês. Atualmente é solista e músico de câmara em música clássica e contemporânea. Como improvisador atua na música livremente improvisada ao jazz, um pouco por todo o mundo. Reconhecido por seu trabalho centrado na técnica, onde expande amplamente as possibilidades acústicas preexistentes do acordeom – especialmente com técnicas extremas de flexão, multifônicos e microtonalidades. Moberg está completando o Ph.D. na Academia Norueguesa de Música, e sempre que possível atua como intérprete, cooperando com músicos como Paal Nilssen-Love (NO), Jim O’Rourke (EUA), Eiko Ishibashi (JP), Oslo Jazz Ensemble (NO), Paul Lytton (PT) entre outros. 

Contrabaixista da cidade de São Paulo, Vanessa pesquisa a música brasileira e o Jazz, sendo a música instrumental seu principal ramo de atuação. Se apresenta com renomados artistas da cena musical instrumental autoral paulistana como Vinícius Chagas, Michel Leme, Allan Abbadia, Henrique Araújo, Dô de Carvalho, Wanessa Dourado, Joana Queiroz, Thomaz Souza, Bocato e outros que mostram sua paixão e dedicação em investigar a tradição de seu instrumento em diversos contextos. Vanessa é cofundadora da Orquestra Laboratório Bastet, cuja missão é investigar as diversas formas de improvisação oriundas da diáspora negra unindo elementos orgânicos como baixo acústico, bateria e percussão a elementos eletrônicos e experimentais. Entre os imensos projetos para os quais é frequentemente convidada a participar, é de salientar como musicista residente da jovem, inclusiva e multicultural São Paulo Big Band. 

Pablo Carvalho é músico percussionista residente no Rio de Janeiro, produtor cultural e estudante de História na UFRJ, arte-educador, tendo sua formação musical talhada nos ritmos populares das rodas, dos sambas, dos afoxés e dos jongos, misturada com a experimentação musical e pesquisa em música popular. É codiretor do projeto artístico BERRO (@berroaltomesmo). Atualmente trabalha como músico percussionista com diversos artistas e grupos musicais, como Cia de Aruanda, Ana Frango Elétrico, Alulu, entre outros. Faz parte dos grupos de cultura popular Dandalua, Coconomã e é co-fundador do grupo Quilombo Etu. Seus trabalhos recentes se direcionam também para a criação e desenvolvimento de trilhas sonoras e composições para diversas produções artísticas. 

Negro Leo, reconhecido pelo seu carisma, é músico, compositor, ator e cineasta maranhense. Na última década lançou 12 discos e se apresentou em diversos festivais como Berlin Jazzfest, Le Guess Who, Novas Frequências entre outros. Colabora com diversos parceiros (inter)nacionais como Gooooose, Paal Nilsen-Love, Ava Rocha, entre outros. Atualmente é um dos músicos brasileiros mais prolíficos na intersecção da música popular e tendencias experimentais.

Emanuela Nogueira

Por aqui, eu falo de música! Sou fã da Marvel e do GOT7 nas minhas horas vagas. Contato: emanuela@breaktudo.com

Recentes

Conheça “Loyal To Myself”, novo single de Lena – Life Performance + Videoclipe

A cantora alemã Lena, conhecida mundialmente desde sua vitória no Eurovision em 2010, está de…

42 minutos ago

Letra e Tradução – Hey Rose – Mikolas Josef

(Yeah) (I don't wanna lose control) I think I'm almost at my last dollar Hope…

16 horas ago

Letra e tradução – I Luv It – Camila Cabello

Confira a letra e tradução do novo single de Camila Cabello. [Verse 1: Camila Cabello]…

16 horas ago

Camila Cabello está de volta com “I LUV IT”, single e clipe

27 de março – A cantora e compositora Camila Cabello, quatro vezes indicada ao prêmio GRAMMY® e…

17 horas ago

POP: XG anuncia novo single ‘WOKE UP’ para o dia 21 maio

O grupo XG, inspirado no R&B e hip-hop, anunciou o lançamento de sua nova música. Prevista…

17 horas ago

Renascer: Conheça Mell Muzzillo, atriz que interpreta a Ritinha

Uma das novas personagens da nova fase da novela Renascer (2024), da Rede Globo, é…

2 dias ago