A importância do K-POP no Brasil. | BreakTudo
Música Notícias

A importância do K-POP no Brasil.

Reprodução/Internet

O k-pop é um gênero musical que ganhou forma na Coreia do Sul e atualmente, vem conquistando gerações ao redor do mundo, principalmente por conta de seu estilo diferenciado e seus clipes.

No ínicio dos anos 90, o k-pop moderno começou a se expandir no leste da Ásia e aos poucos, conseguiu conquistar vários países, até explodir nos anos 2000 com cantores solos, duplas e grupos, tanto femininos, quanto masculinos.

Se engana quem acha que foi fácil para as industrias conquistarem tal feito.

Antes disso, existiu uma crise financeira asiática e então para buscarem  novos mercados, os artistas começaram a gravar suas músicas em diferentes idiomas como inglês, mandarim e japonês.

O k-pop movimenta muito o mercado musical e alguns ex-idols criam empresas para recrutar pessoas para serem treinadas e conseguirem debutar, tais como: SM, YG, JYP Entertaiment e outras.

A famosa “segunda geração” do k-pop começou no início dos anos 2000, quando a maioria dos artistas dos anos 90 já tinham experimentado o sucesso mas perderam a força.

O impacto que alguns grupos deram para reerguer o k-pop foi importantíssimo, como por exemplo a estreia do SuperJunior e BIGBANG que até hoje, arrastam fãs e lembranças por onde passam.

Com a segunda geração crescendo com 2NE1, Girls Generation, Kara e muitos outros artistas, k-pop começou a ter impacto mundial e entrar nas paradas fora da Ásia.

Em 2012 o gênero musical explodiu após “Gangnan Style” do PSY alcançar a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube e quebrar vários recordes, trazendo a tona o que o fenômeno k-pop pregava.

Como o k-pop chegou ao Brasil?

Com a expansão dos jovens usando cada vez mais a internet, as informações e lançamentos chegaram muito mais rápido.

O youtube era a plataforma mais acessada no início dos anos 2000 e através dele, os brasileiros começaram a conhecerem e ajudarem a expandir o fenômeno musical no país.

Em 2009 o k-pop começou a ser mais reconhecido e ganhar fãs.

Na época, o orkut unia os fãs através de comunidades e comentários, até que foi ganhando força em outras redes sociais.

Atualmente, um dos grupos mais conhecidos e fez com que o k-pop crescesse ainda mais no Brasil foi o BTS.

O grupo debutou em 2013 e bem no início, eles já eram conhecidos aqui, despertando curiosidades em outras pessoas que começaram a pesquisarem e conhecerem mais grupos.

Sendo assim, surgiu uma legião de fãs dedicados e que se interessaram não apenas pela música coreana, mas também pela cultura e idioma.

A importância do k-pop no Brasil não atinge apenas os brasileiros mas sim, a própria Coréia do Sul, que relatou um aumento na economia e turismo no país após o k-pop expandir de uma forma surreal em 2016.

Com as pesquisas sobre a cultura e idioma em alta, houve também um aumento de procuras sobre “aulas de coreano” em escolas de idiomas, além de haver também um aumento de procuras sobre aulas de danças com o tema “k-pop” para que crianças, jovens e até mesmo adultos possam participar.

Segundo relato de alguns fãs brasileiros, alguns estavam sem motivação alguma sobre a vida e não encontravam nada que lhes despertasse interesse, até o k-pop aparecer.

Muitos fãs criam amizades que lhes ajudam no dia a dia, buscam trabalhar para realizar um sonho de ir para a Coréia do Sul tanto para estudar, quanto para visitar o país.

Alguns youtubers brasileiros também demonstram bastante influência sobre isso em seus canais, falando sobre doramas, intercâmbios, turismo e criando eventos promovendo encontros dos fãs para falarem sobre cultura e dançarem o estilo musical juntos.

O mercado de shows no Brasil também vem crescendo bastante.

Empresas que trabalham com grupos grandes e pequenos se esforçam para marcarem shows não apenas em São Paulo, mas buscam leva-los para o máximo de regiões que conseguem.

Muitas empresas pedem online para fãs votarem em grupos e cidades que gostariam de ver os idols, então atenção k-poppers… fiquem de olho!

O k-pop antigamente sofria muito preconceito mas com a paciência e dedicação que os fãs tem, isso está diminuindo cada vez mais, fazendo com que a cultura coreana se torne cada vez mais comum  e mostrando que não é apenas uma fase e que sim, o fenômeno permanecerá por muito tempo.

 

 

 

Se Liga!  Ainda não nos segue no Instagram? Corre lá, nosso @ é @breaktudosite, voce pode nos seguir também no Twitter @breaktudo e no Facebook BreakTudo, aguardamos você lá.

Notícias sobre:

Sobre o autor

Emanuela Nogueira

Emanuela Nogueira, 22 anos.
Vamos falar sobre k-pop?

Comente

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *