HomeK-Hip Hop e K-R&BTudo o que você precisa saber sobre o K-Hip Hop

Tudo o que você precisa saber sobre o K-Hip Hop

Reprodução/Internet

A HISTÓRIA

O Hip Hop sul-coreano mais conhecido como K-Hip Hop, é um subgênero da cena Hip HopdaCoreia do Sul. Ele iniciou-se nos anos 90 e vem crescendo desde então, tornando-se um dos subgêneros mais populares no país. Além da música, a cultura do K-Hip Hop também conta com o b-boying, mais conhecido como o breakdance, que impulsionou ainda mais os sul-coreanos a imergir nesse estilo musical. Voltando no túnel do tempo, a cena do K-Hip-Hop teve sua primeira aparição no final dos anos 80 e início dos anos 90 após o regime militar, onde foi possível obter mais contato com a cultura ocidental devido o declínio da censura no país. Juntamente com ele, a chegada do R&B sul-coreano também se fez presente.

É difícil discutir sobre o gênero sul-coreano sem mencionar nomes como Seo Taiji and Boys, Hyun Jinyoung (primeiro rapper coreano a fazer parte da SM Entertainment), Deux, Jinusean, DJ DOC, H.O.T e toda uma série de outros artistas. Não há dúvidas de que todos, de certa forma, incorporaram elementos do Hip Hop e R&B em suas músicas. O que muitos não esperavam é que anos mais tarde, um dos integrantes de Seo Taiji and Boys, Yang Hyunsuk, fundaria o que seria uma das três gigantes indústrias da Coreia atualmente, a YG Entertainment.

DO MAINSTREAM, PARA A ERA UNDERGROUND

A cena do K-Hip Hop foi crescendo consideravelmente no decorrer dos anos através dos clubs e das comunidades na internet, como a BLEX (Black Loud EXploders), Dope Soundz e a Show N Prove (SNP). A SNP durou apenas três anos, entre 1999 a 2002, mas foi a responsável por trazer grandes nomes a esta indústria como Verbal Jint, Wheesung, Jung-in e Krucifix Kricc, onde a Verbal Jint lançou seu extremamente influente EP “Modern Rhymes” em 2001.

A ideia de lançar música sob um público em uma comunidade online não era um conceito novo, no entanto, os membros do SNP foram inspirados pela comunidade BLEX, que em 1997, lançou seu álbum “검은 소리, 첫번째 소리” (Black Sounds, The First Sounds), considerado por muitos como o primeiro álbum de Hip Hop sul-coreano, seguido do segundo álbum intitulado “검은 소리” (Black Sounds) em 1999. Verbal Jint foi o responsável por desenvolver métodos de rimas super eficazes que, impressionantemente, se encaixam na língua coreana e chamaram a atenção de vários artistas. A dupla de rap Garion (membros da BLEX) também causou impacto na comunidade underground com seu álbum de estreia Garion em 2004, tornando-se notável por ser inteiramente em coreano.

A POPULARIDADE INTERNACIONAL DO K-HIP HOP

Em 2011, o gênero ganhou ainda mais espaço na indústria musical coreana, quando o álbum da dupla de rap Leessang atingiu o topo das paradas coreanas com apenas uma hora de lançamento. Todas as faixas do álbum apareceram no top 10 de várias paradas musicais em tempo real, até que em 2012, o perfil do K-Hip Hop foi novamente intensificado com a estreia do que seria um dos maiores programa de televisão da atualidade, o Show Me The Money, um reality show que apresenta competições de rap sul-coreano, na Mnet.

O programa possui tanta popularidade que desde a 1ª temporada exibida em 2012, ainda está ativa em 2022 com sua edição na 11ª temporada, na qual conta a presença de vários rappers underground e mainstream de renome. O programa é um dos responsáveis por aumentar o interesse do público sul-coreano pelo Hip Hop O programa também possui o spin-off Unpretty Rapstar,centrado apenas em rappers femininas. A incorporação do gênerotrap ao Hip Hip tornou-se um fator importante para o seu sucesso crescente no exterior. Em 2016, a Korea Foundation citou o Hip Hop sul-coreano como uma nova tendência da onda coreana.

Reprodução/Mnet

 

Fonte: (1) (2)

Texto: Kauanne Martins

Edição: Emanuela Nogueira

Kauanne Martins
Kauanne Martins
Redatora e auxiliar de reportagem. Contato: [email protected]
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Populares